Governador entrega primeiro Cisp do Vale do Paraíba

Trata-se do sétimo Centro Integrado de Segurança Pública no Estado; meta é chegar a 20 até o final do ano

228
Delegado-geral Paulo Cerqueira acompanha o governador Renan Filho, o secretário Lima Júnior e outras autoridades na inauguração de mais um Cisp. (Foto: Márcio Ferreira)

O sétimo Centro Integrado de Segurança Pública  (Cisp), em Alagoas, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (17), em Cajueiro, no Vale do Paraíba. Até o fim deste ano, o governador Renan Filho planeja chegar a 20 destas unidades instaladas em todo o Estado, beneficiando 35 municípios.

“Com o Cisp, vamos aumentar o efetivo policial de Cajueiro de dois policiais para doze e integrar os trabalhados das Polícias Civil e Militar. Isso cria um novo ambiente para a segurança de Cajueiro, que será o primeiro município do Vale do Paraíba com o Centro Integrado de Segurança Pública”, disse o governador, que inaugurou o Cisp ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e o prefeito de Cajueiro, Palmery Neto.

Delegado Carlos Reis, prefeito Palmery Neto, delegado-geral Paulo Cerqueira, governador Renan Filho, delegado Antonio Carlos Lessa e deputado Francisco Tenório

“Vamos ter, também, um Centro Integrado de Segurança Pública do tipo 2 em Atalaia, que é um Cisp um pouco maior”, acrescentou Renan Filho, lembrando que a partir de julho receberão Centros do tipo 2 os municípios de Coruripe, Teotônio Vilela, Pilar, União dos Palmares e Matriz de Camaragibe.

Os Centros Integrados estão orçados em R $ 1.220.000. Após o início das obras, a previsão para a conclusão é de 60 dias. Onde os Cisps se instalaram, reduziram todos os índices de violência. O número de homicídios, por exemplo, caiu 40%.

Sétimo Cisp foi inaugurado na cidade de Cajueiro

Os Cisps já foram implantados nos municípios de Boca da Mata, Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano e Ouro Branco. As unidades permitem a integração das policiais Civil e Militar num único ambiente de trabalho, dotado de toda a infraestrutura necessária e modernos equipamentos.

Cajueiro recebeu, ainda, a Força Tarefa de Segurança Pública, três novas viaturas para a Polícia Militar e uma para a Civil. O prefeito de Cajueiro fez a entrega de dois veículos para a Secretaria Municipal de Saúde e uma viatura à Guarda Civil.

Delegado Antonio Carlos Lessa, governador Renan Filho, delegado Guilherme Sillero e deputado Francisco Tenório

O coronel Lima Júnior revelou que o Governo do Estado já investiu R$ 72 milhões na restruturação da infraestrutura da Segurança Pública com recursos próprios.

“Ao destinar os recursos do povo alagoano para a Segurança Pública, o governador demonstra seu compromisso com o cidadão de nosso Estado. O senhor quebrou paradigmas ao escolher pessoas técnicas para a Segurança Pública”, parabenizou o secretário.

Também estiveram presentes na inauguração do Cisp, o juiz Mauricio Breda, presidente do Conselho Estadual  de Segurança Pública; delegado Carlos Alberto Reis, gerente de Polícia Judiciária da Região 2; delegado Antonio Carlos Lessa, gerente da Academia da Polícia Civil;deputado estadual Francisco Tenório; delegado Guilherme Sillero, entre outras autoridades.