Desfile da Independência: Polícia Civil esteve presente mais uma vez

316
Governador Renan Filho cumprimenta o delegado-geral Paulo Cerqueira no momento da passagem da Polícia Civil no palanque oficial. (Fotos Larissa Wilson e Emerson Lima)

Com entusiasmo e disciplina, a Polícia Civil de Alagoas esteve presente mais uma vez na comemoração do 7 de Setembro, na manhã desta quinta-feira (7), na praia da Avenida da Paz, em Maceió, no tradicional Desfile da Independência.

Ao lado do governador Renan Filho, e do secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, acompanhou todo o desfile e viu o efetivo da instituição realizar apresentação para todas as autoridades e o público presente, no bairro de Jaraguá.

Viaturas

Vinte e cinco viaturas e cerca de 80 policiais participaram do Desfile da Independência. Como acontece todos os anos, as viaturas da instituição conduziram, além dos policiais, crianças que dão um brilho especial a participação da instituição.

Apresentação da Oplit

A apresentação inicial foi realizada pelos componentes da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), que desenvolveram uma simulação de patrulhamento. No evento demonstrado, os policiais desembarcam próximo ao objetivo com as viaturas servindo de anteparos

Os agentes Alfredo Presser e Luciene Araújo, coordenadores da Oplit, explicaram a ação simulada: “em razão da ameaça faz-se necessária utilização da técnica de ponto a ponto, em que os policiais, através do trabalho em equipe, fazem o deslocamento preservando a integridade e segurança da patrulha. Situação que pode ocorrer durante o combate ou em razão da periculosidade do local e vulnerabilidade oferecida pelo terreno”, explanaram.

Simulação de patrulhamento

“Uma vez alcançado o objetivo, faz-se um alto guardado na área dominada, resguardando o local e a segurança da equipe em 360 graus. Podendo ser o fim da missão ou apenas uma etapa dela”  concluíram os coordenadores da Oplit.

O coordenador do Tático Integrado de Grupos de Resgates  Especiais (Tigre), agente Anderson Tenório, disse que os policiais civis do grupo fizeram um rápido embarque e desembarque operacional, além de saudarem as autoridades presentes e o público em geral durante a passagem pela Avenida.

Tigre em frente ao palanque

Para o delegado-geral Paulo Cerqueira, a Polícia Civil vem procurando proporcionar uma elevação na qualidade dos serviços prestados à população, e, na atual Gestão, tem tido um aumento de produtividade bastante elevado, obtendo resultados históricos.

Delegado-geral acompanha o desfile

Segundo dados da Assessoria Técnica de Estatísticas da instituição, as ações desenvolvidas pela PC de Alagoas atingiram um percentual de 78,67% de aumento envolvendo flagrantes, inquéritos policiais (IP’s) Boletins de Ocorrência (BO) e mandados de prisão em 2017, em comparação com o ano anterior, mantendo o nível de crescimento em esclarecimentos de crimes, conclusão de inquéritos e outros procedimentos policiais.

Em 2017, até o momento, a Polícia Civil atendeu mais de 110 mil pessoas, e enviou à Justiça inúmeros procedimentos policiais, resultando na prisão de vários acusados em diversos crimes.

A PC desfilou com viaturas de Delegacias da capital e do interior do Estado, dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISP), da Asfixia e do Tático Integrado de Resgates Especiais (Tigre), e Delegacia Móvel, que integra a frota da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

A equipe do helicóptero  Aeronave Falcão 4, composta pelos policiais civis Aldair Santos (comandante), Márcio Albuquerque (copiloto), Kleber do Nascimento e Nelson Miranda  (tripulantes), com o apoio do sargento Niedson, também participaram do desfile.

Em sequência, desfilaram o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Seprev.

Em frente ao palanque oficial os policiais civis cumprimentaram o governador, o secretário de Segurança e o delegado-geral demonstrando que estão prontos para servir e cumprir as determinações com lealdade e respeito.

Policiais cumprimentam o governador, secretário de Segurança, delegado-geral da Polícia Civil e demais autoridades no palanque