27 C
Maceió, BR
| 16 de junho de 2019 |
Delegacia Geral – Polícia Civil de Alagoas

PC de Alagoas participa de curso sobre Sinesp Análise em Brasília

Equipe técnica da ATEAC da Polícia Civil de Alagoas participou de curso em Brasilia.
Print Friendly, PDF & Email

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), realizou, no período de 8 a 12 deste mês, a 4ª edição do curso Sinesp Análise. Vinte e nove profissionais que integram órgãos da segurança pública, com representação de todos os estados da região Nordeste, participaram das instruções, nos turnos matutino e vespertino, nas dependências do 7º Centro de Telemática do Exército, em Brasília/DF.

A Polícia Civil de Alagoas enviou Sálvio Marinho, Ana Paula Calheiros e Arthur Max, da Assessoria de Estatística e Análise Criminal (ATEAC) da instituição, para participar do evento.

O curso, ministrado pela equipe da Coordenação Geral do Sinesp, setor vinculado à DGI, permite a análise, extração de dados, cruzamento, construção de painéis (dashboards), elaboração de mapas de múltiplas fontes de dados, objetivando o auxílio na formulação, implementação, execução, acompanhamento e validação das ações e políticas no âmbito da segurança pública, sistema prisional, execução penal e enfrentamento às drogas ilícitas.

De acordo com o instrutor do curso, Evelyn Lima, o objetivo é “auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e validação das ações e políticas no âmbito da segurança pública, sistema prisional, execução penal e enfrentamento às drogas ilícitas”.

Vinte e nove profissionais dos estados do Nordeste, que integram órgãos de segurança pública, participaram do curso.

Ainda, segundo ele, por conta do alto nível de detalhamento dos dados, a ferramenta proporciona uma profunda análise de informações no tocante à segurança pública. “A construção de relatórios e dashboards, além das outras possibilidades de criação de documentos, se dá a partir da combinação entre atributos – objetos contidos nos bancos de dados – e métricas – medidas de quantificação desses objetos-, consultados a partir de banco de dados alimentado pelas soluções Sinesp PPE e Sinesp Integração. Dessa forma, o Sinesp Análise se consolida como a solução responsável por fornecer aos gestores e demais interessados, os meios apropriados para a construção de estudos e estatísticas nacionais de segurança pública, além de apoiar os processos de investigação e inteligência”, destacou.

Por fim, o integrante da equipe Sinesp Análise ressaltou a previsão de mais duas edições do Curso para este ano. “A ideia é promover a capacitação de agentes de segurança pública de todas as unidades da federação nos próximos encontros, previstos para acontecer ainda em 2019”, finalizou.

VEJA MAIS

Sertão: em uma semana ações policiais prendem mais quatro homicidas

ASCOM-PC

Ação integrada prende homem acusado de homicídio em Delmiro Gouveia

ASCOM-PC

Polícia Civil prende homens por tentativa de homicídio e estupro no Sertão

ASCOM-PC