Matéria

Polícia Civil encerra Curso de Formação para Guarda Municipal do Pilar

por: ASCOM-PC| Data e hora da publicação: 13/10/2021 - 10:43| Visualizações: 242 Whatsapp
imagem da materia

A Polícia Civil, por meio da Gerência da Academia de Polícia Civil de Alagoas (Gapocal), encerrou no último sábado (09) o Curso de Formação da Guarda Municipal do Pilar, sendo este o primeiro curso ministrado pela Gapocal para integrantes de uma guarda municipal, no Estado.

A realização do curso resultou de um convênio, firmado pela instituição policial e a Prefeitura do Pilar, e que nasceu, preliminarmente, de entendimentos entre o governo estadual e a administração daquele município.

A realização do curso faz parte de uma política de aproximação entre as forças de segurança estaduais e municipais, adotada pelo governo do Estado, visando alcançar a excelência no combate à violência e à criminalidade, que resultará em maior tranquilidade para os alagoanos.

Além de capacitar os guardas municipais, o curso vai permitir o porte funcional de armas de fogo aos seus participantes. Isso será possível, em virtude de um termo de cooperação entre a Polícia Civil e a Polícia Federal, a quem cabe a emissão dos portes e sua fiscalização.

Para o delegado-geral da PC, Carlos Reis, “a capacitação é preponderante para qualquer atividade. A Polícia Civil fica feliz em poder contribuir para o treinamento desse grupamento que colaborará cada vez mais com a segurança dos cidadãos daquela cidade”.

O diretor-geral da Guarda Municipal do Pilar, Robson Gomes Cavalcante, revela que, desde que assumiu a direção da instituição, em julho de 2017, sempre ouviu de seus integrantes que o Curso de Formação era um sonho que se arrastava por mais de 10 anos.

“Acho que, além de uma realização individual, o curso é uma conquista coletiva, pois não apenas a instituição, mas toda a sociedade pilarense sai ganhando”, acrescentou.

Segundo ele, a concretização dessa conquista não poderia ter sido alcançada se não existisse a vontade pública, representada pelo governo do Estado, pela Delegado Geral da Polícia Civil de Alagoas e pelo Poder Executivo Municipal do Pilar.

O diretor agradeceu ainda à Gerência da Academia da Polícia Civil de Alagoas, aos professores, instrutores, e coordenadores do curso “pelos ensinamentos proferidos com o nível de excelência que já era esperado de uma equipe reconhecidamente competente e comprometida”.

O diretor Adjunto da Guarda, Carlos Alberto Feitosa, disse que a realização do curso foi um reconhecimento à instituição municipal, trazendo mais conhecimento aos seus integrantes, para que possam contribuir com as forças estaduais de segurança no combate à violência e à criminalidade.

Já o coordenador do curso, agente PC Alexandre Galvão, afirmou ser importante que as guardas municipais tenham uma formação no nível das forças de segurança estaduais para que o combate ao crime seja mais efetivo.

“Os integrantes das guardas conhecem as realidades locais, e quanto mais estiverem capacitadas, melhor será a ajuda no combate à violência em cada município, numa colaboração com as forças de segurança estaduais”.

O Curso

O Curso de Formação da Guarda Municipal do Pilar teve 600 horas/aula, e o termo para sua realização foi assinado em 19 de janeiro de 2020.

As aulas teóricas, ministradas pelo Ensino à Distância, devido à pandemia, foram iniciadas em 22 de fevereiro e encerradas em 26 de março de 2021. As práticas (presenciais) começaram em 08 de setembro e terminaram em 09 de outubro de 2021 (sábado).

Dos 56 alunos que iniciaram, 54 estão concluindo a capacitação. Eles tiveram a oportunidade de fazerem 400 tiros, realizadas no estande de tiro da Polícia Civil, de pistola e revólver, além de participarem de aulas de defesa pessoal, direitos humanos, técnica e procedimentos operacionais, ordenamento de trânsito, condicionamento físico, entre outras disciplinas, além de serem submetidos à avaliação psicológica.

Galeria da matéria

  • ...
  • ...
  • ...
  • ...

© 2020 Polícia Civil de Alagoas

Menu

Social Media