Matéria

Vetus II: coordenador-geral elogia trabalho realizado pela polícia em Alagoas

por: ASCOM-PC| Data e hora da publicação: 25/11/2021 - 09:25| Visualizações: 111 Whatsapp
imagem da materia
Foto: Em Alagoas, idosa de 95 anos, em situação de abandono, foi resgatada e levada para abrigo

O coordenador-geral de Planejamento Operacional do Ministério de Justiça e Segurança Pública, Carlos Alberto Fazzio, enviou mensagem ao coordenador Operação Vettus II, em Alagoas, delegado Robervaldo Davino, parabenizando o trabalho realizado pela polícia alagoana durante a Operação Vetus II. Com duração de 35 dias, a ação teve início no dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos e mobilizou as Polícias Civis e Militares de 25 estados e do Distrito Federal.

“Gostaria de parabenizar todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso da Operação Vetus II. O desempenho e dedicação dos senhores e senhoras demonstram o grau de comprometimento com a causa do idoso em situação de vulnerabilidade e com a profissão que abraçaram. Juntos e unidos somos imbatíveis. Até a Operação Vetus – 3ª edição”, disse o coordenador-geral, na mensagem.

Ele afirmou ainda que “mesmo com o período inferior ao do ano passado, alguns indicadores superaram os números da edição anterior. Isso é resultado do empenho, dedicação e carinho que os senhores e suas equipes possuem com a causa. É emocionante observar que a causa de proteção aos idosos está crescendo e se fortalecendo em nosso país. Parabéns a todos pelo sucesso da Operação Vetus”, concluiu.

Em Alagoas, a Operação Vetus II teve todo apoio do delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Reis, que designou equipes para visitas técnicas a abrigos e determinou a apuração de todas as denúncias de maus-tratos a pessoas idosas (acima de 60 anos).

Com base em dados da Assessoria Técnica de Estatística e Análise Criminal, da Gerência de Estatística e Informática (Geinfo), da Polícia Civil de Alagoas, o delegado Robervaldo Davino informou que, no período de duração da operação, no Estado foram lavrados 23 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), abertos 54 inquéritos policiais e confeccionados dois autos de investigação de ato infracional, relativos a questão de proteção aos idosos, num total de 79 procedimentos.

Ação no país

Em todo o país, nos 35 dias de ação, quase 17 mil idosos vítimas de violência foram atendidas, o que representa cerca de 480 pessoas auxiliadas por dia. Foram abrangidos 2.313 municípios, com a apuração de 15.154 denúncias do Disque 100, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais.

A Operação Vetus II prendeu mais de 400 pessoas acusadas de crimes, como abandono de incapaz, maus-tratos, tortura e apropriação indébita. Outros 32 menores foram apreendidos.

Também são resultados do trabalho coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o resgate de 167 vítimas, 16.068 visitas feitas a abrigos e residências de vítimas, 1.067 medidas protetivas solicitadas e 242 mandados de busca e apreensão e prisão cumpridos.

A Operação Vetus II faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

© 2020 Polícia Civil de Alagoas

Menu

Social Media